Justiça

Hacker Walter Delgatti é condenado à prisão por calúnia contra Bolsonaro

Delgatti recebeu pena de 10 meses e 20 dias por alegações não comprovadas sobre grampo a ministro do STF; cabe recurso, mas ele já está preso em outro processo

Hacker Walter Delgatti é condenado à prisão por calúnia contra Bolsonaro
Hacker Walter Delgatti é condenado à prisão por calúnia contra Bolsonaro
O hacker da Vaza Jato, Walter Delgatti Neto. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O hacker Walter Delgatti Neto foi condenado a 10 meses e 20 dias de detenção por calúnia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A sentença do juiz Osmar Dantas Lima, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, foi confirmada nesta segunda-feira 29.

A decisão permite que a pena seja cumprida em regime semiaberto, e ainda cabe recurso. Entretanto, Delgatti está preso em regime fechado e cumpre pena de 20 anos, condenado por participação em uma invasão no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na qual teria incluído falsos mandados de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

A condenação mais recente é resultado de uma queixa-crime apresentada por Bolsonaro em 2023, após Delgatti afirmar, durante depoimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, que o ex-presidente teria grampeado ilegalmente o próprio Alexandre de Moraes. A defesa do ex-capitão nega qualquer envolvimento.

Em depoimento à polícia, Delgatti reafirmou as alegações feitas à CPMI, mas ressaltou que não tinha a intenção de caluniar Bolsonaro. Segundo seu relato, o pedido de interceptação ilegal teria sido feito por Bolsonaro em um telefonema intermediado pela deputada federal Carla Zambelli (PL).

O juiz Osmar Dantas Lima considerou que Delgatti “não produziu prova capaz de conferir verossimilhança à sua narrativa” e concluiu que ele imputou a Bolsonaro “a prática de fato definido como crime, sabendo ser falsa a imputação”.

Leia a sentença na íntegra:

0748144-41.2023.8.07.0016-1722344188671-327987-sentenca

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo