Justiça
Gilmar Mendes suspende investigação aberta a partir da delação de Palocci
Decisão atinge efeitos da operação de busca na casa de André Esteves
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu efeitos de uma investigação baseada na delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, relacionada ao banqueiro André Esteves, do BTG Pactual. A informação é da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
Na última semana, a Polícia Federal havia concluído que a delação de Palocci contra André Esteves não tem provas. O ex-ministro havia dito que Esteve fez depósitos milionários para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para garantir influência no governo federal.
Agora, com a decisão de Gilmar Mendes, estão suspensos os efeitos de uma operação de busca e apreensão realizada no ano passado, na casa de André Esteves. De acordo com a decisão do magistrado, a medida teve como sustentação a palavra do delator, o que é proibido por lei.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



