Justiça

Delegado que agrediu mulher no CE é liberado após pagar fiança

Vídeo mostro o momento em que o delegado agrediu uma mulher no rosto em uma discussão de trânsito

Apoie Siga-nos no

O delegado da Polícia Civil do Ceará, Paulo Hernesto Pereira Tavares, flagrado dando um tapa no rosto de uma mulher após um acidente de trânsito, foi liberado da detenção, neste sábado 11, depois do pagamento de fiança.

Ele também foi afastado das funções durante a investigação do caso. Ficaram retidos na delegacia a identidade funcional, o distintivo, a arma e os instrumentos funcionais do agente.

Conforme apurações iniciais da Polícia, ele estaria perseguindo um adolescente e tentava atropelá-lo antes de subir a calçada com o carro e bater em uma árvore e no muro da residência.

Veículo envolvido no acidente com o delegado de Aurora na madrugada deste sábado (11) — Foto: Reprodução

Após a colisão, o delegado se envolveu em uma briga com moradores locais. Um vídeo mostra o momento que Paulo Hernesto agride uma das mulheres com um tapa no rosto.

Conforme as apurações iniciais, o delegado aparentava estar embriagado no momento da confusão.

Após dar o tapa na mulher, Paulo Hernesto ainda proferiu vários xingamentos em direção à vítima e a um homem, que se identificou como tio dela.

Uma terceira pessoa, não identificada, acompanhava o delegado e teria tentado agredir os policiais militares presentes, sendo algemada e conduzida à Delegacia Regional de Brejo Santo.

Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará informou que repudia os fatos ocorridos, afirmando que eles “não condizem com as diretrizes da instituição”. Segundo a nota, o delegado-geral Márcio Gutierrez determinou apuração do caso pela Assessoria de Apuração de Transgressões Disciplinares da Polícia Civil.

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) também determinou instauração imediata de procedimento disciplinar para devida apuração.

Após a vitalização do vídeo, o governador do Ceará, Elmano de Freitas informou o afastamento do agente.

“Determinei o afastamento imediato dele das funções e submeti o caso à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD). Um processo disciplinar, inclusive, já foi aberto pelo órgão. O Governo do Estado do Ceará não admite esse tipo de comportamento, principalmente por parte de um agente de segurança, que tem por dever zelar pela segurança da nossa população”, publicou Elmano de Freitas.

Ainda de acordo com relatos, Paulo Hernesto teria ameaçado o advogado contratado para defender as vítimas das agressões na delegacia.

“Ao cumprimentar os clientes e buscar entendimento do que estava acontecendo, fomos interpelados pelo próprio delegado de Polícia, que circulava nas dependências da delegacia livremente e que tentou nos encostar na parede, fazendo algumas explanações de ameaça… Perguntando se (eu) já tinha andado de viatura. Ao responder negativamente, ele disse que, na próxima semana, eu iria andar de viatura numa viagem bem conturbada”, relatou o advogado.

O delegado poderá responder pelos crimes de ameaça, calúnia, injúria, violação às prerrogativas da advocacia e até tentativa de homicídio contra o adolescente que ele tentava atropelar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo