Justiça
Daniel Silveira é transferido para o Presídio de Benfica, no Rio
O bolsonarista foi preso por descumprimento de medidas cautelares impostas pelo STF


O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi transferido nesta quinta-feira 2 para o Presídio de Benfica, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
O bolsonarista deverá comparecer a uma audiência de custódia, para definir validade de prisão, nesta sexta 3.
Durante o cumprimento do mandado, a Polícia Federal apreendeu 270 mil reais na casa de Silveira, em Petrópolis, Região Serrana do Rio.
A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em razão de descumprimento de medidas cautelares.
Na decisão, o magistrado cita o “completo desrespeito e deboche” diante das determinações da Corte. Segundo Moraes, Silveira continua a colocar em xeque o sistema eletrônico de votação e danificou sua tornozeleira eletrônica.
Daniel Silveira, condenado por estímulo a atos golpistas e ataque a autoridades e instituições, foi agraciado em 2022 por um perdão presidencial concedido por Jair Bolsonaro (PL).
Apesar de a pena ter sido perdoada, as medidas complementares, como a multa e o uso da tornozeleira, seguiram em vigor.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O plano de Bolsonaro e Silveira para dar um golpe de Estado, segundo Marcos do Val
Por Getulio Xavier
Daniel Silveira aceita convite para integrar o gabinete do senador Magno Malta
Por CartaCapital