Justiça
Coligação de Lula aciona o TSE contra discurso de Bolsonaro em Londres
Campanha do ex-presidente pede que ex-capitão seja impedido de utilizar imagens obtidas durante viagem oficial
A Coligação Brasil da Esperança, que representa a chapa do ex-presidente Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), entrou com um pedido no Tribunal Superior Eleitoral contra o discurso feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em Londres, no domingo 19.
Para a coligação, o ex-capitão aproveitou o evento para fazer campanha eleitoral. “Percebe-se que Jair Messias Bolsonaro confunde as figuras de Presidente da República com a de candidato à reeleição, sequestrando atos oficiais da República Brasileira para fazer campanha eleitoral, o que é absolutamente irregular”, diz o documento.
Bolsonaro, que está na capital inglesa para acompanhar o velório da rainha Elizabeth II, discursou para apoiadores da sacada da residência oficial do embaixador brasileiro no Reino Unido.
“A fala de Bolsonaro demonstra o cunho eleitoral do discurso realizado no seio de uma viagem oficial do Estado Brasileiro, que em nada poderia se confundir com sua campanha à reeleição”, defende a coligação. “Jair Messias Bolsonaro, na qualidade de candidato à reeleição à Presidência da República, viola a igualdade de oportunidades dentre os demais candidatos, indo de encontro às regras eleitorais expressas na legislação”.
O pedido requer que Bolsonaro e aliados retirem do ar os registros do discurso na capital londrina e sejam condenados por abuso de poder político e econômico.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaro: ‘Se eu tiver menos de 60% dos votos, algo de anormal aconteceu no TSE’
Por CartaCapital
‘Faça uma pergunta decente’, responde Bolsonaro sobre uso eleitoral de viagem a Londres
Por CartaCapital



