Justiça
Boulos vai recorrer de decisão que autoriza a remoção de barracas de moradores em situação de rua
O Tribunal de Justiça de São Paulo derrubou uma liminar que proibia a prefeitura da capital de fazer as remoções


O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) anunciou neste sábado 1° que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que derrubou uma liminar que proibia a remoção de barracas de moradores em situação de rua na capital.
Em fevereiro, após ação impetrada pelo parlamentar, a Justiça determinou que a Prefeitura de São Paulo suspendesse as remoções.
Agora, o desembargador Ribeiro de Paula disse que “embora gravíssima a situação de hipervulnerabilidade dos moradores de rua da cidade de São Paulo, o exercício do direito material deve ser postulado conforme regras processuais apropriadas”.
Em contato com CartaCapital, Boulos afirmou que é “absurdo que a prefeitura considere que a população sem teto viva nas ruas por vontade própria, e não por estarem abandonadas pelo poder público”.
“A questão dos sem-teto precisa ser resolvida de maneira estrutural, e não com o uso de violência para tirar o pouco que sobrou de quem já não tem quase nada”, prosseguiu. “Vamos recorrer da decisão judicial e seguir lutando para que o problema tenha uma solução séria que dialogue com as reais necessidade da população em situação de rua”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.