Justiça

Bolsonaro aciona o STF contra André Janones por injúria e calúnia

Ex-presidente pede que o parlamentar seja condenado a 20 mil reais por cada ofensa cometida pelo parlamentar

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal contra o deputado federal André Janones (Patriotas) por injúria e calúnia.

A defesa do ex-presidente relacionou diversas publicações nas redes sociais em que o parlamentar se refere à Bolsonaro como “miliciano ladrão de joias”, “ladrãozinho de joias”, e “assassino”.

A queixa ainda cita uma publicação na qual Janones afirma que o ex-capitão “matou milhares na pandemia”. 

“As manifestações do querelado não estão acobertadas pela imunidade parlamentar (artigo 53 da CRFB), uma vez que as ofensas proferidas deliberadamente, sem qualquer contextualização ou veracidade, não guardam relação com o debate político, não são críticas políticas e, muito menos, confronto de ideias”, diz a defesa de Bolsonaro.

O pedido feito ao STF pede que o parlamentar seja condenado a 20 mil reais por cada suposta ofensa cometida contra o ex-presidente. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo