Esporte
STJ decide que amigo de Robinho também deve cumprir pena no Brasil por estupro
O próximo passo é a publicação do mandado de prisão contra Ricardo Falco


O Superior Tribunal de Justiça decidiu que Ricardo Falco, amigo do ex-jogador Robinho, também deve cumprir no Brasil a pena de 9 anos de prisão por estupro coletivo. A Corte Especial julgou a homologação da sentença da Justiça italiana nesta quarta-feira 5.
A decisão tem caráter imediato. Cabe ao STJ expedir o mandado de prisão para que a Justiça Federal de Santos (SP), onde Falco reside, possa iniciar o cumprimento da pena, inicialmente em regime fechado.
Os magistrados também negaram o pedido da defesa para que ele aguardasse a tramitação do recurso em liberade. Para o relator do caso, Francisco Falcão, o julgamento na Itália seguiu os ritos compatíveis com aqueles previstos na legislação brasileira. Apenas o ministro Raul Araújo divergiu dessa tese e se manifestou pela não homologação da sentença.
Ricardo Falco e Robinho foram condenados pelo estupro em grupo de uma mulher albanesa em 2013. A decisão definitiva, da 3ª Seção Penal do Supremo Tribunal de Cassação, em Roma, é de janeiro de 2022, quando ambos estavam no Brasil.
Depois de ter proferido a sentença, o governo italiano pediu a extradição da dupla, o que foi negado. Com o revés, solicitou que a pena fosse cumprida no Brasil. Robinho está detido na penitenciária de Tremembé (SP) desde 21 de março.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Definitivamente culpado’: PGR se manifesta contra pedido de Robinho para deixar a prisão
Por CartaCapital
Zambelli aciona MPF contra Janja por suposta interferência em caso de Robinho
Por CartaCapital