Esporte

Julgamento de Daniel Alves entra na reta final; saiba quando sairá a decisão do caso

Atleta presta depoimento e deve apresentar nova versão dos fatos nesta quarta-feira

Foto: Jordi BORRAS / POOL / AFP
Apoie Siga-nos no

O julgamento do jogador de futebol Daniel Alves em Barcelona, na Espanha, entra na sua reta final nesta quarta-feira 7.

As sessões, que estavam previstas para terminar nesta quarta-feira 7, no entanto, podem se alongar por mais um dia. Nesta quarta, ainda que não ocorra o encerramento em si, é esperado o depoimento de Daniel Alves, que deverá apresentar uma quinta versão sobre os fatos.

O jogador é acusado de agressão sexual por uma mulher em uma boate em Barcelona. O caso aconteceu em dezembro de 2022.

Na delegacia, o atleta apresentou versões diferentes sobre o que teria ocorrido naquela noite. Em um primeiro momento, negou que conhecia a denunciante, depois, confessou que manteve relações sexuais consensuais com a jovem.

No primeiro dia das sessões, a defesa do jogador pediu a suspensão do julgamento, alegando que o vazamento de informações das investigações na imprensa criou um “processo paralelo”, o que, na visão da defesa do atleta, pode influenciar na decisão judicial.

O pedido, porém, não foi acatado pela juíza relatora do caso.

Ao todo serão ouvidas 28 testemunhas, entre amigos da vítimas, funcionários da boate e peritos, além da vítima e de Daniel Alves.

Em seu relato, feito sem contato visual com o atleta, a vítima manteve a versão original, alegando ter sido estuprada pelo brasileiro.

Ela contou que teria dançado com o jogador e amigos dele. Logo depois, o atleta insistiu para que a jovem o acompanhasse a outro recinto.

A jovem alega que achava que o local seria um espaço VIP, mas ao entrar notou que se tratava de um banheiro pequeno e que ali teria sido violentada sexualmente pelo jogador.

Duas testemunhas ainda afirmaram que Daniel Alves teria apalpado suas partes íntimas, sendo elas a prima e a amiga da denunciante, que a acompanhavam na boate.

Elas acompanhavam a vítima do estupro no local e foram as primeiras a ouvirem o relato da jovem após ela sair do local onde foi agredida.

O Ministério Público pediu nove anos de prisão para o atleta.

A Corte que analisará o caso do jogador é composta por três juízes que proferirão uma sentença em conjunto. Não há, contudo, prazo estipulado para que o tribunal tome a decisão final no caso. Na prática, a decisão pode ser tomada a qualquer momento após o encerramento dos depoimentos, previsto, como citado, para, no máximo, quinta-feira. De acordo com o jornal espanhol Marca, a expectativa é de que a Corte divulgue o veredito dentro de 20 dias. 

Alves tende a seguir preso preventivamente até que o caso seja encerrado. A medida visa evitar uma fuga do jogador para o Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo