Esporte

Imprensa internacional repercute prisão de Robinho no Brasil, por estupro cometido na Itália

Ex-jogador foi detido na noite de quinta-feira pela Polícia Federal e levado ao presídio de Tremembé para iniciar o cumprimento da pena de 9 anos imposta na Itália e confirmada no Brasil

Imprensa internacional repercute prisão de Robinho no Brasil, por estupro cometido na Itália
Imprensa internacional repercute prisão de Robinho no Brasil, por estupro cometido na Itália
Foto: PAUL ELLIS / AFP
Apoie Siga-nos no

A prisão do ex-jogador Robinho na noite desta quinta-feira (21), em Santos, litoral de São Paulo, repercutiu na imprensa internacional. Condenado a nove anos em regime fechado por participar de um estupro coletivo na Itália, em 2013, ele foi preso por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu cumprimento da sentença italiana no Brasil.

Na França, o jornal Le Monde explica que, como a Constituição brasileira não permite a extradição de seus nacionais, a Justiça italiana exigiu que o jogador cumprisse pena em seu país natal. O diário destaca a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disse que Robinho deve “pagar o preço da sua irresponsabilidade” por um crime “imperdoável”.

Já o diário francês 20 Minutes lembra que Justiça brasileira “rejeitou o pedido de suspensão da pena na quinta-feira”, feito pela defesa de Robinho, e publicou uma foto na qual mostra o momento em que a Polícia Federal prende o ex-jogador.

Itália, Espanha e Reino Unido

Periódicos de outros países onde Robinho atuou também repercutiram a prisão do ex-atacante.

O jornal italiano La Gazzeta Dello Sport destaca que “após ser condenado por estupro na Itália, o STJ confirmou que a pena será cumprida em uma prisão paulista”. No país, o ex-atacante defendeu o Milan entre 2010 e 2014.

O Marca, da Espanha, traz a seguinte manchete “Robinho preso no Brasil: vai cumprir nove anos no ‘inferno na terra’ por estupro”. Em gramados espanhóis, Robinho jogou pelo Real Madrid por três temporadas, entre 2005 e 2008.

Com a manchete “Jogador brasileiro Robinho é preso após condenação por estupro”, o inglês The Guardian destaca que “o ex-atacante do Manchester City foi levado sob custódia depois que um tribunal no Brasil decidiu que ele deveria cumprir uma sentença de nove anos por um crime cometido na Itália”. Robinho passou uma temporada no clube inglês, entre 2008 e 2009.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo