Esporte
Fifa bane Rubiales do futebol por beijo forçado em Jenni Hermoso
Punição ao ex-presidente da Federação de futebol espanhola vale por 3 anos


A Fifa baniu Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por 3 anos. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira 30 e foi motivada pelo beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso durante a comemoração do título da Copa do Mundo Feminina.
A decisão pelo banimento amplia o afastamento de Rubiales do futebol, já que ele estava suspenso provisoriamente por 90 dias. Antes, ele já havia renunciado ao posto de presidente da federação. A punição anunciada pela Fifa, importante dizer, não bloqueia o andamento dos processos judiciais abertos contra Rubiales pelo beijo forçado na jogadora. Ele segue, portanto, na mira da Justiça espanhola pelo episódio.
Segundo a Fifa, o ex-presidente cometeu uma violação do artigo 13 do Código Disciplinar da organização. O artigo está relacionado a um “comportamento ofensivo”. Ainda cabe recurso ao Comitê de Apelações da Fifa. Rubiales não comentou a decisão anunciada nesta segunda. Hermoso também não se pronunciou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.