Esporte

Croácia vence Marrocos por 2 a 1 e conquista medalha de terceiro lugar na Copa

França e Argentina disputam a final neste domingo, a partir do meio-dia, no horário de Brasília

Foto: ADRIAN DENNIS / AFP
Apoie Siga-nos no

A Croácia venceu o Marrocos por 2 a 1 no tempo regulamentar e ficou com o terceiro lugar na Copa do Mundo do Catar. A equipe do treinador marroquino Walid Regragui lutou até o fim, mas não conseguiu diminuir a vantagem conquistada pelos croatas no final do primeiro tempo. Mislav Orsic definiu o jogo para a seleção de camisa xadrez com um golaço três minutos antes do intervalo.

Depois de um primeiro tempo palpitante, a Croácia retornou do vestiário com a mesma equipe, enquanto o Marrocos fez uma substituição: Ilias Chair entrou no lugar de Abdelhamid Sabiri. O ritmo de jogo, no entanto, já não era o mesmo.

Vários jogadores tiveram de ser substituídos num intervalo de oito minutos: três do lado croata e três na seleção marroquina. Kramaric abriu a sequência de baixas aos 15 minutos do segundo tempo. O atacante croata deixou o gramado chorando, depois de sentir dores na coxa esquerda; o zagueiro marroquino Yamiq fechou a sequência, também com problemas na coxa, aos 23 minutos.

O meia Luka Modric fez sua última Copa. Aos 37 anos, ele participou de sete jogos de fase final de Mundiais. Finalista em 2018, ele pôde acrescentar mais uma medalha em sua carreira de sucesso.

Primeiro tempo

Em menos de nove minutos de jogo, a Croácia abriu o placar e o Marrocos igualou o placar. Aos 7 minutos do primeiro tempo, em jogada ensaiada na cobrança de falta, Majer lançou a bola para o lado esquerdo da área. Persic escorou de cabeça para o meio e, vindo de trás, Josko Gvardiol mergulhou, lançando a bola no canto direito da rede do goleiro Bono.

Em uma resposta relâmpago, Ziyech cobrou uma falta da direita para a entrada da área. Majer desviou de cabeça e a oportunidade de marcar se ofereceu para o zagueiro Dari, que aproveitou a saída do goleiro croata Livakovic para empatar a partida.

As duas equipes não pararam de buscar novas oportunidades. Aos 42 minutos, Mislav Orsic recebeu a bola de Lijava, que estava posicionado na entrada da área, e bateu para o gol, no canto oposto em que se encontrava o goleiro Bono. Assim, os croatas encerraram o primeiro tempo liderando o placar de 2 a 1 contra o Marrocos.

O Marrocos fez uma campanha histórica e contou com uma torcida fervorosa durante todo o torneio no Catar. Os Leões do Atlas se tornaram o primeiro país africano a alcançar a fase semifinal do Mundial, eliminando equipes europeias de peso, como Espanha e Portugal. A derrota foi imposta pela França, atual campeã do mundo, para quem os marroquinos perderam por 2 a 0.

Os croatas provaram ser uma seleção eficaz: venceram o Japão, que surpreendeu no início da competição, e foram os carrascos dos brasileiros no mata-mata. O time da camisa xadrez só não resistiu a Messi na última terça-feira e perdeu por 3 a 0 diante da forte Argentina.

França e Argentina disputam a final neste domingo, a partir do meio-dia, no horário de Brasília.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo