Educação

Em lançamento do ITA no Ceará, Lula admite que salário de professor tem de subir

O presidente anunciou o lançamento de mais 100 institutos federais ao longo de seu mandato

Em lançamento do ITA no Ceará, Lula admite que salário de professor tem de subir
Em lançamento do ITA no Ceará, Lula admite que salário de professor tem de subir
Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) admitiu, durante evento no Ceará nesta sexta-feira 19, que o salário dos professores brasileiros é “pequeno” e manifestou o desejo de elevar os rendimentos da categoria quando a economia estiver “recuperada”.

O petista participou da cerimônia a marcar o início da construção do campus do Instituto Tecnológico de Aeronaútica em Fortaleza.

“O salário do professor é pequeno. O piso ainda é baixo”, disse. “Às vezes, a gente não pode pagar, mas o negócio é que a função de professor é muito nobre. Professor ganha um salário que, às vezes, não dá para dar para os filhos comerem.”

Lula mencionou na sequência a valorização salarial ao falar sobre as prioridades de sua gestão na educação.

“Estamos tentando recuperar a economia deste País e, quando a gente recuperar, a gente vai tratar da educação com mais carinho”, prosseguiu o presidente. “E cuidar da educação é melhorar o salário e a quantidade de trabalho dos professores brasileiros.”

Durante seu discurso, ele ainda anunciou o lançamento de mais 100 institutos federais ao longo de seu mandato e disse querer “exportar conhecimento e inteligência brasileira”.

As instalações do ITA serão construídas na Base Aérea da capital cearense. Trata-se da segunda unidade do instituto ligado à Aeronáutica e a primeira fora de São José dos Campos (SP).

O Ministério da Educação informou ter repassado 50 milhões de reais ao governo estadual para a construção do campus, que deve ofertar cursos de Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

As atividades plenas deverão começar em 2027. Para as duas formações, a expectativa é que o vestibular ocorra ainda em 2024 e que, durante 2025 e 2026, as turmas estudem no ITA de São Paulo.

Nos últimos dois dias, Lula dedicou a agenda a um périplo por três estados do Nordeste. Antes da solenidade no Ceará, por exemplo, o petista participou da cerimônia de compromisso para construção de uma Escola de Sargentos em Pernambuco.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo