Educação

Deputada aciona MP contra o uso de IA para criação de aulas digitais em SP

A Secretaria de Educação da capital paulista estuda ‘aprimorar’ as aulas desenvolvidas por professores através de inteligência artificial

Sala de aula vazia||
Apoie Siga-nos no

A deputada estadual Professora Bebel (PT) protocolou uma representação no Ministério Público de São Paulo na quarta-feira 17, contra os planos da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para usar inteligência artificial para a elaboração de aulas do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da rede pública. 

Ao destacar que o material didático alcança 3,5 milhões de alunos, a deputada aponta limitações na ferramenta e pede que o Ministério Público investigue a adoção da inteligência artificial pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Adote as providências que entender necessárias, no sentido que seja investigada a utilização do Chat GPT pelo Governo do Estado de São Paulo para produzir as aulas digitais que serão usadas nas escolas da rede estadual paulista”, diz trecho do documento, ao qual CartaCapital teve acesso. Bebel também é uma das mais mais longevas líderanças do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, o Apeoesp.

Especialistas apontam riscos de ordem trabalhista e pedagógica na proposta do governo paulista. A Secretaria de Educação, por sua vez, nega que os professores sejam substituídos por alguma ferramenta de inteligência artifical, mas que a pasta estuda que as aulas desenvolvidas pelos docentes sejam “aprimoradas” pela IA. Se aprovada, a medida passa a valer a partir de julho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo