Editorial

assine e leia

De avô para neto

A frondosa árvore genealógica da família Campos

No restaurante da Editora Abril, encontro com Roberto Campos e Delfim Netto - Imagem: Arquivo pessoal
Apoie Siga-nos no

Dia 1º de janeiro passado, no seu discurso de posse para um terceiro mandato, Lula foi claro na definição do impeachment de Dilma ­Rousseff, a quem caberia prosseguir no caminho traçado pelo antecessor. Michel Temer arcou com o papel de usurpador e assumiu a Presidência. Ficou evidente então o papel do vice inconfiável, a se tornar insuflador do golpe, desafiando a Constituição. No outro dia, como diria Mário de Andrade, Temer perpetrou uma conferência filmada pela televisão, apresentado como ex-presidente da República. Que país é este, capaz de celebrar um passado clamorosamente inconstitucional, ao deixar de punir o vilão da bandalheira?

Há muito de podre neste episódio, bem como na pretensão de nítida inspiração bolsonarista de manter a independência do Banco Central. Lula não hesitou, no seu memorável discurso de posse, em definir como golpe o impeachment de ­Dilma Rousseff, que haveria de dar prosseguimento ao seu governo. Estranha, embora perfeitamente inserida no contexto irregular, a pressão para manter a independência do BC precipitada pelo bolsonarismo contra a vontade plenamente justificada pelo governo levado ao poder no pleito de outubro passado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo