Editorial

assine e leia

A ideologia do caos

Lula confunde ele mesmo e todos nós

As tentações do presidente da República – Imagem: Nelson Almeida/AFP e TV Brasil
Apoie Siga-nos no

A personagem da capa desta edição é o simbólico Sísifo da mitologia grega a enfrentar o morro íngreme, metáfora das dificuldades da vida. Vale aqui para representar os esforços vãos do Brasil na tentativa de atingir a posição prometida pelas benesses conferidas pela natureza. A enorme pedra aceita o desafio, mas é pesada demais para a força de quem a empurra. Está fadada a voltar inexoravelmente ao ponto de partida. Neste momento, o presidente Lula enfrenta uma jornada especialmente turva. Não basta se livrar do energúmeno demente Jair Bolsonaro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, é infinitamente mais perigoso em relação ao futuro do Brasil do que o ex-capitão, premiado por uma eleição da qual Lula não pôde participar, preso sem provas pela costumeira dupla Sergio Moro e Deltan Dallagnol. Cabe acentuar que só no Brasil podem acontecer fatos como estes. E não há como negar a realidade de um país ainda tão distante da democracia e da contemporaneidade do mundo civilizado. Nestes dias, o Datafolha revela: a maioria dos entrevistados, mais de 50%, acredita no retorno dos degustadores de criancinhas amoitados atrás de cada esquina. Ou seja, segundo eles, não escapamos de um levante comunista.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo