Política

52% acham que Brasil corre risco de virar comunista, diz Datafolha

Na mesma pesquisa, 47% dos entrevistados apontaram que não enxergam nenhum legado positivo da ditadura militar no País

Manifestante protesta contra o comunismo na avenida Paulista (Foto: André Tambucci / Fotos Públicas)
Apoie Siga-nos no

Um novo recorte da pesquisa Datafolha de junho, divulgado neste sábado 1, mostra que a maioria dos brasileiros acredita que o Brasil correria risco de virar um País comunista. Ao todo, 52% dos entrevistados concordam com a afirmação, sendo 33% indicando concordância total e 19% parcial.

Na outra ponta, 42% dos entrevistados pelo instituto discordam da afirmação de que o Brasil corre o risco de virar uma nação comunista. São 30% que concordam totalmente e 12% parcialmente.

Há ainda 1% que não concorda, nem discorda com a afirmação e outros 6% que não souberam responder.

Segundo o jornal, as parcelas de discordância e concordância com o tema sofrem variações significativas quando segmentadas por grupos de eleitores. Entre os que apoiam o inelegível Jair Bolsonaro (PL), o temor com o ‘risco comunista’ é de 73%. Do lado dos eleitores do atual presidente Lula (PT), quem acredita na afirmação soma 32%. A discordância, neste caso, é de 61%.

Legado da ditadura

O mesmo recorte da pesquisa divulgado neste sábado também mediu o apoio a um suposto legado positivo da ditadura militar no País. A maior parte dos entrevistados, porém, não concorda com a afirmação. Veja os números:

A ditadura, que durou de 1964 a 1985, trouxe benefícios para o Brasil?

  • Concorda totalmente: 15%
  • Concorda em parte: 21%
  • Nem concorda, nem discorda: 1%
  • Discorda em parte: 13%
  • Discorda em parte: 35%
  • Não sabem: 16%

A pesquisa do instituto Datafolha foi realizada de 12 a 14 de junho, ouviu 2.010 pessoas com mais de 16 anos em 112 municípios. A margem de erro de 2 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo