Editorial

assine e leia

A cultura vem da África

Dorival Caymmi foi o guia da minha alma, indispensável para entender o País e as coisas nossas

Ao exaltar a beleza do mar, o poeta baiano repetiu o grego Teócrito milênios após – Imagem: Arquivo/Dorival Caymmi e Redes sociais
Apoie Siga-nos no

Menino à beira da adolescência, meu guia Brasil adentro é Dorival Caymmi, e chamo o vento porque é sempre dia de festa no mar. A voz do poderoso barítono baiano me embala, é o canto de um poeta determinado a exaltar meus melhores sentimentos.

Moro em uma rua de terra na esquina de outra nas mesmas condições, atravessada por um córrego, afluente do Rio Pinheiros, superado apenas pelo salto incerto de uma pontezinha de madeira, daí o fato inextinguível de ser obrigado a uma caminhada de mais de 1 quilômetro até o ponto final do bonde chamado a me levar ao colégio.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo