CartaExpressa
Petrobras anuncia corte de 3,1% no preço da gasolina
No acumulado de 12 meses, a gasolina subiu 50,78%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas


A Petrobras anunciou nesta terça-feira 14 um corte de 3,1% no preço da gasolina nas refinarias. Trata-se de uma redução de 10 centavos por litro, que começa a valer nesta quarta 15.
Assim, segundo a estatal, o preço médio de venda do combustível nas refinarias será de 3,09 reais por litro. O reajuste anterior, em 25 de outubro, havia levado o preço de 2,98 reais para 3,19 reais por litro.
A Petrobras declarou em nota que o corte desta terça “reflete, em parte, a evolução dos preços internacionais e da taxa de câmbio, que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina”.
Também afirmou que “reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato para os preços internos, das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais”.
No acumulado de 12 meses, a gasolina subiu 50,78%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Também dispararam no período o etanol (69,40%), o óleo diesel (49,56%) e o gás veicular (43,67%).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.