Economia

IPCA tem alta de 0,59% em outubro após três meses de deflação

A inflação acumulada em 12 meses soma 6,47%; só neste ano, o índice registra alta de 4,7%

Apoie Siga-nos no

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, inflação oficial do País, registrou alta de 0,59% em outubro, após três meses consecutivos de deflação. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira 10. 

O resultado já era esperado por especialistas, dado que medidores prévios já apontavam a tendência de alta. 

No mês anterior, o índice havia sido de -0,29%. Em 12 meses, a inflação acumulada é de 6,47% e 4,7% somente neste ano de 2022. 

Dos nove grupos de produtos pesquisados pelo Instituto, oito tiveram alta em outubro. A maior parcela vaio da Alimentação e bebidas, que cresceu 0,16 pontos percentuais em comparação ao período anterior. 

Na sequência de alta temos saúde e cuidados pessoais, com 1,16% e transportes, com 0,58%. Os três grupos representam 73% do aumento do IPCA do período. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo