Economia

IPCA tem alta de 0,59% em outubro após três meses de deflação

A inflação acumulada em 12 meses soma 6,47%; só neste ano, o índice registra alta de 4,7%

Apoie Siga-nos no

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, inflação oficial do País, registrou alta de 0,59% em outubro, após três meses consecutivos de deflação. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira 10. 

O resultado já era esperado por especialistas, dado que medidores prévios já apontavam a tendência de alta. 

No mês anterior, o índice havia sido de -0,29%. Em 12 meses, a inflação acumulada é de 6,47% e 4,7% somente neste ano de 2022. 

Dos nove grupos de produtos pesquisados pelo Instituto, oito tiveram alta em outubro. A maior parcela vaio da Alimentação e bebidas, que cresceu 0,16 pontos percentuais em comparação ao período anterior. 

Na sequência de alta temos saúde e cuidados pessoais, com 1,16% e transportes, com 0,58%. Os três grupos representam 73% do aumento do IPCA do período. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo