Economia

Balança comercial tem superávit de US$ 5,447 bilhões em fevereiro e bate recorde

Valor representa alta de 145,9% em relação aos mesmos meses do ano passado

Imagem: Portos do Paraná/GOVPR
Apoie Siga-nos no

A balança comercial brasileira bateu um novo recorde em fevereiro, com um saldo de 5,447 bilhões de dólares, divulgou nesta quarta-feira 6 o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Com o resultado de fevereiro, a diferença entre exportações e importações no país acumula superávit de 11,942 bilhões de dólares nos dois primeiros meses deste ano, o maior resultado para o período desde o início da série histórica, em 1989.

Segundo o MDIC, o valor representa alta de 145,9% em relação aos mesmos meses do ano passado. A balança foi beneficiada pelas exportações de petróleo e pela safra de algodão, soja e café.

Em relação ao resultado mensal, as exportações subiram, enquanto as importações ficaram relativamente estáveis. No mês passado, o Brasil vendeu 23,538 bilhões de dólares para o exterior, alta de 16,3% em relação ao mesmo mês de 2023.

Esse é o maior valor exportado para meses de fevereiro desde o início da série histórica. As compras do exterior somaram 17,67 bilhões de dólares, avanço de 2,4%.

Estimativa

O governo projeta superávit de 94,4 bilhões de dólares este ano, com queda de 4,5% em relação a 2023. A próxima projeção será divulgada em abril.

Segundo o MDIC, as exportações subirão 2,5% este ano, encerrando o ano em 348,2 bilhões de dólares. As importações avançarão 5,4% e fecharão o ano em 253,8 bilhões de dólares.

As compras do exterior deverão subir por causa da recuperação da economia, que aumenta o consumo, em um cenário de preços internacionais menos voláteis do que no início do conflito entre Rússia e Ucrânia.

As previsões estão um pouco mais otimistas que as do mercado financeiro. O boletim Focus, pesquisa com analistas de mercado divulgada toda semana pelo Banco Central, projeta superávit de US$ 80,98 bilhões neste ano.

(Com informações da Agência Brasil).

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo