Cultura

assine e leia

Yo soy Macabéa

Flor Avariano retrata, em crônicas produzidas ao longo de dez anos, a dura trilha dos refugiados venezuelanos

Espelhos. Ao conhecer Macabéa, a personagem de A Hora da Estrela, e Carolina Maria de Jesus, no IMS-SP, Flor compreendeu melhor a própria escrita – Imagem: Ronaldo Lages, Correio da Manhã/Arquivo Nacional e Redes sociais
Apoie Siga-nos no

As sucessivas crises na Venezuela fizeram com que Flor Avariano e seu filho ­Alejandro Pinto passassem oito anos sem se ver. Quase uma década atrás, Alejandro decidira partir para a Colômbia, em busca do sonho de se tornar cantor. Alguns anos depois, seria a vez de Flor deixar a terra natal, mas rumo ao Brasil, onde vivem hoje mais de 500 mil imigrantes venezuelanos.

O reencontro entre Alejandro e Flor, no fim do ano passado, em São Paulo, é um dos relatos a compor o livro Inventando a Água Morna: Crônicas da Ignorância, a ser publicado em julho pela editora Penalux.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo