Cultura

assine e leia

Canções feitas para protestar

O movimento Nueva Canción Latinoamericana é recuperado em um livro que enlaça memórias familiares a histórias das décadas de 1960 e 1970

Intercâmbio cultural. A cantora argentina Mercedes Sosa (acima) e a chilena Violeta Parra estão entre os personagens do ensaio, que trata bastante também do Brasil – Imagem: Acervo/Museu Violeta Parra/Chile e Arquivo Nacional/Holanda
Apoie Siga-nos no

A música de protesto é um instrumento de denúncia antigo, mas, na segunda metade do século passado, por razões semelhantes, ganhou contornos mais evidentes no Brasil e nos países vizinhos. Em Apenas Uma Mulher Latino-Americana: Em Busca da Voz Revolucionária, Bruna Ramos da Fonte explora esse tema de forma muito particular.

O livro é um ensaio que mistura memórias familiares e vivências da autora a fatos históricos ligados à criação das canções contestadoras, notadamente na América Latina tomada por governos militares autoritários, nos anos 1960 e 1970.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s