Cultura

assine e leia

Uma rotina feita de inércias

A longa duração dos filmes de Nuri Bilge Ceylan espelha a incapacidade e a insatisfação dos personagens

Ervas Secas, novo trabalho do diretor turco, estreou na quinta-feira 7 – Imagem: Imovision/Telecine
Apoie Siga-nos no

Não é só a disputa de melhor filme no Oscar que está cheia de trabalhos longos. As 2h31 de Anatomia de Uma Queda concorrem de perto com as 2h21 de Pobres Criaturas, as 2h13 de Os Rejeitados e as 2h09 de Maestro. Esta categoria “intermediária”, no entanto, perde para as 3h de Oppenheimer e as 3h26 de Assassinos da Lua das Flores.

Ervas Secas, filme escolhido pela Turquia para representar o país na disputa deste ano, não chegou à reta final, mas se manteria na vice-liderança se o critério fosse duração. Suas 3h17 podem parecer intermináveis a quem considera que filmes têm de obedecer ao ritmo acelerado com que consumimos e descartamos outros produtos.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s