Cultura

‘Tristeza, saudade, legado’: o adeus a Gal Costa nas redes sociais

A morte da cantora, aos 77 anos, foi lamentada por nomes da cultura e do cenário político brasileiro

Gal Costa. Foto: Julia Rodrigues/ divulgação
Apoie Siga-nos no

A morte de Gal Costa, confirmada na manhã desta quarta-feira 9, provocou comoção por todo o País. O assunto rapidamente se tornou o mais comentado nas redes sociais e foi repercutido com tristeza por nomes da esfera cultural e política.

A cantora tinha 77 anos e se recuperava, desde setembro, da retirada de um nódulo na fossa nasal direita.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, e foi a voz de clássicos da MPB como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, “Pérola Negra” e “Barato total”. Ela trilhou 57 anos de carreira e era uma das maiores cantoras do País.

O cantor Gilberto Gil se manifestou nas redes sociais e se disse triste e impactado. Os dois se conheceram na década de 60, quando Gal foi descoberta por um de seus ídolos, João Gilberto.

O presidente eleito Lula (PT) demonstrou sua solidariedade aos fãs e familiares da cantora. Na publicação, os dois aparecem abraçados em uma foto. “O país, que Gal Costa cantava para mostrar sua cara, hoje perde uma de suas grandes vozes. Mas o legado, a obra, a lembrança e as canções serão eternas como seu nome Gal. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e milhões de admiradores”, escreveu.

A ex-presidenta Dilma Rousseff também se manifestou se dizendo em choque. Ainda acrescentou: “Ao longo de sua carreira, seu cantar foi expressão viva da cultura do povo brasileiro e marcou o país profundamente. Ela fez de sua alegria e de seu charme um refúgio para dias luminosos e sombrios ao longo de cinco décadas. É uma gigante da MPB”.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) destacou o legado deixado por Gal. “A nossa grandiosa Gal Costa nos deixou! A música e a arte dela fizeram parte de toda a minha vida e dos caminhos que trilhei. Gal deixou um legado incomparável e jamais sairá das nossas lembranças. Obrigado por tudo! Você é eterna!”, escreveu.

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) também manifestou suas condolências. “Com enorme tristeza fomos surpreendidos com a notícia do falecimento de Gal Costa. Uma perda irreparável para a música, para as artes e para o povo brasileiro. Meus sentimentos aos familiares e amigos, pedindo a Deus que os conforte, neste momento de dor e sofrimento”.

Já a deputada federal Marina Silva (Rede – SP) relembrou que a voz de Gal foi trilha sonora de um romance. “O que você faz me ajuda a cantar”. Gal Costa foi a trilha sonora do meu romance, tem um significado especial pra mim. Com seu talento, colocou sorrisos em muitas caras e seu legado permanecerá fazendo isso. Que Deus console seus familiares e amigos nesse momento tão difícil”.

O cantor e compositor Milton Nascimento fez uma declaração de amor eterno à cantora em suas redes. “Eu te amo e vou te amar pra sempre, Gal Costa. As saudades serão eternas”, escreveu.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo