Cultura

assine e leia

O peso da história e a graça da vida

Tudo em Vão, do escritor alemão Walter Kempowski, é um romance a um só tempo épico e intimista sobre as existências marcadas pela guerra

Na Guerra Fria, o autor foi acusado de espionagem e preso - Imagem: Bruni Meya/AKG Images
Apoie Siga-nos no

A abertura de Tudo em Vão, do alemão Walter ­Kempowski, pode passar a ideia errônea de um bucólico romance russo. “Próximo a Mitkau, uma pequena cidade na Prússia Oriental, jazia a fazenda Georgenhof com seus velhos carvalhos, agora no inverno tal qual uma ilhota negra num mar branco”, lê-se.

Esse cenário, como se verá ao longo das páginas seguintes, será fundamental para a narrativa. Georgenhof, hoje localizada numa área que pertence à Polônia, é uma casa assombrada por fantasmas cuja existência remonta a 1945.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo