CartaExpressa
Vereadora pede que o Parque do Ibirapuera incorpore o nome de Rita Lee
No Rio, o prefeito Eduardo Paes anunciou que a cantora terá uma praça com o seu nome


A vereadora Luna Zarattini (PT) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo propondo que o Parque do Ibirapuera agregue o nome da cantora Rita Lee, que morreu na segunda-feira 8, aos 75 anos.
A petista argumenta que a cantora visitava o parque frequentemente, além de descrever, em sua autobiografia, cenas de piqueniques familiares no local, momentos também registrados em canções como Vírus do Amor e Minas de Sampa.
Zarattini acrescenta o fato de o velório de Rita Lee acontecer no Planetário do parque, “estabelecendo forte ligação de afeto com o local”.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), também anunciou que Rita Lee ganhará uma praça com o seu nome. A artista chegou a mencionar, em uma entrevista concedida a Fernanda Young em 2008, o desejo de ter seu nome em uma rua ou praça.
“Aqui no Rio vamos atender seu desejo e ela vai ganhar uma praça com seu nome”, escreveu o prefeito nas redes sociais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Morte de Rita Lee tem forte repercussão internacional: “livre, rebelde, visionária, ícone do rock”
Por RFI
Rita Lee não foi luxo, nem lixo. Mas sempre será imortal
Por Sergio Martins
Lula decreta luto oficial de três dias pela morte de Rita Lee
Por CartaCapital
Vídeo: Margareth Menezes se emociona no Senado ao saber da morte de Rita Lee
Por CartaCapital
Em autobiografia, Rita Lee deixou uma ‘profecia’ sobre as reações à sua morte
Por CartaCapital