CartaExpressa
Vereador do PT diz ter apoiado por engano CPI que mira Júlio Lancellotti
Manoel del Rio já solicitou à Câmara a retirada de sua assinatura
O vereador Manoel del Rio (PT-SP) afirmou ter assinado por equívoco um apoio ao encaminhamento da CPI das ONGs na Câmara Municipal, articulada para atingir em especial o Padre Julio Lancellotti, além de organizações voltadas ao auxílio a pessoas que vivem na região da Cracolândia, como o movimento A Craco Resiste e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.
Del Rio encaminhou na sexta-feira 5 um requerimento à presidência da Câmara da capital paulista no qual solicita a retirada de sua assinatura. Ele argumenta ter assinado diversos projetos de lei e, por engano, endossado o avanço da CPI.
“Desta forma, em que pese que a assinatura no pedido apenas de apoiamento não quer dizer e tampouco garante o voto favorável em plenário, peço por gentileza que seja tornada sem efeito a minha assinatura, uma vez que não concordo com o objeto do pedido”, diz o requerimento.
Nos últimos dias, pelo menos sete vereadores anunciaram a retirada de apoio à abertura da CPI das ONGs: Milton Ferreira (Podemos), Beto do Social (PSDB), Sidney Cruz (Solidariedade), Nunes Peixeiro (MDB), Thammy Miranda (PL), Xexéu Tripoli (PSDB) e Sandra Tadeu (União).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Padre Fábio de Melo rompe silêncio sobre ataques a Júlio Lancellotti: ‘Prestei minha solidariedade’
Por CartaCapital
Cardeal Dom Odilo Scherer sai em defesa de Júlio Lancellotti, alvo de pedido de CPI em SP
Por André Lucena
Por que a perseguição ao Padre Júlio Lancellotti virou um problema para Ricardo Nunes
Por Ana Luiza Basilio


