CartaExpressa

‘Essencial’: Lula exalta Júlio Lancellotti em meio a possível abertura de CPI

A comissão supostamente investigaria organizações que prestam apoio humanitário a pessoas em situação de rua

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

Sem citar a chamada CPI das ONGs, o presidente Lula (PT) se manifestou nesta quinta-feira 4 a favor do trabalho humanitário do Padre Júlio Lancellotti, voltado à assistência à população vulnerável de São Paulo

“Graças a Deus a gente tem figuras como o Padre Júlio Lancellotti, na capital de São Paulo, que há muitos e muitos anos dedica a sua vida para tentar dar um pouco de dignidade, respeito e cidadania às pessoas em situação de rua. Que dedica sua vida a seguir o exemplo de Jesus”, escreveu o presidente no X. “Seu trabalho e da Diocese de São Paulo são essenciais para dar algum amparo a quem mais precisa.”

A declaração de Lula ocorre após Lancellotti ser alvo de uma articulação de vereadores da Câmara de São Paulo que pretendem instalar uma CPI para investigar a atuação de organizações na chamada Cracolândia, no centro da capital. 

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil), autor do pedido, escreveu nas redes sociais que Júlio Lancellotti e “muitos outros lucram politicamente com o caos instaurado na Cracolândia”. 

Na quarta 3, a Arquidiocese de São Paulo disse acompanhar com “perplexidade” as notícias sobre a possível instalação da CPI. “Na qualidade de Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua, Padre Júlio exerce o importante trabalho de coordenação, articulação e animação dos vários serviços pastorais voltados ao atendimento, acolhida e cuidado das pessoas em situação de rua na cidade”, reforçou o órgão da Igreja Católica.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar