CartaExpressa

TSE nega pedido de Bolsonaro e mantém no ar propaganda de Lula sobre ‘vitória em todos os processos’

Ministro anotou que a inserção ‘não transmite, como alegado, informação gravemente descontextualizada ou suportada por fatos sabidamente inverídicos’

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral, rejeitou um pedido da campanha de Jair Bolsonaro (PL) pela retirada do ar de uma propaganda de Lula a mencionar que o petista “venceu todos os processos”.

Na inserção contestada, a campanha de Lula ainda afirma que sua prisão “foi uma grande armação política para tirá-lo das eleições de 2018” e que ele “foi preso sem crime e sem provas”. Para os bolsonaristas, trata-se de “informação sabidamente falsa”.

Ao rejeitar a demanda, Sanseverino anotou que a propaganda “não transmite, como alegado, informação gravemente descontextualizada ou suportada por fatos sabidamente inverídicos, a ponto de justificar a interferência desta Justiça especializada”.

O magistrado também destacou a anulação das condenações de Lula na Lava Jato pelo Supremo Tribunal Federal.

“Tanto é assim que, restaurado o pleno exercício de seus direitos políticos, o seu registro de candidatura ao cargo de presidente da República para as eleições de 2022 foi deferido, não havendo condenação por órgão colegiado a impedir-lhe a disputa neste pleito.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar