CartaExpressa

TSE confirma multa a Tarcísio por propaganda eleitoral antecipada

Essa foi uma das últimas sessões da Corte antes do julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro inelegível

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Foto: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou por unanimidade, nesta quinta-feira 15, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo que aplicou uma multa de 5 mil reais ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por propaganda eleitoral antecipada em 2022.

O relator do caso foi o ministro Raul Araújo. Segundo ele, Tarcísio, enquanto candidato, fez manifestações nas redes sociais pedindo votos no período pré-eleitoral, conduta proibida pela legislação.

Essa foi uma das últimas sessões do plenário do TSE antes do julgamento do pedido de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Na próxima quinta-feira 22, a Corte analisará a ação, proposta pelo PDT, baseada no argumento de que Bolsonaro promoveu notícias falsas contra o sistema eleitoral brasileiro em reunião com embaixadores em julho do ano passado. O Ministério Público Eleitoral defende que o ex-capitão se torne inelegível.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar