CartaExpressa

Tropa de Choque da PM de São Paulo chega para desobstruir rodovias bloqueadas por bolsonaristas

Pouco antes, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) admitiu o uso da força para desobstruir os pontos de manifestação

Foto: Reprodução/TV Globo
Apoie Siga-nos no

A Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo atua, no início da tarde desta terça-feira 1º, para liberar vias bloqueadas por bolsonaristas.

Pouco antes, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) admitiu o uso da força para desobstruir os pontos de manifestação.

“A partir de agora, nós vamos aplicar aquilo que determina a decisão judicial, iniciando com multas de 100 mil reais por hora para cada veículo que esteja contribuindo com essa obstrução, a partir também daí fichando e eventualmente prendendo àqueles manifestantes que resistirem à desobstrução das vias e, se necessário, o emprego de força”, disse o tucano.

Garcia ainda declarou que seu governo tentou “dialogar e negociar com esses manifestantes para que as vias públicas fossem desobstruídas desde ontem”, mas após uma decisão do Supremo Tribunal Federal “as negociações se encerraram.”

Em entrevista coletiva, a Polícia Rodoviária Federal informou ter desbloqueado 306 pontos de interdição e negou ter adotado uma postura passiva no início do movimento bolsonarista. O diretor-executivo da PRF, Marco Antônio Territo, e o diretor de operações, Djairlon Henrique Moura, afirmaram que a corporação “mobilizou seu efetivo desde as primeiras horas de manifestações”.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou, nesta terça que a Polícia Militar ajude a desbloquear as estradas interditadas pelo País, identificando, multando e prendendo os responsáveis. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar