CartaExpressa

TRF-2 absolve Luiz Fernando Pezão na Lava Jato

O ex-governador havia sido condenado em primeira instância por corrupção

O ex-governador Luiz Fernando Pezão. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região absolveu, nesta quarta-feira 12, o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão por suposta prática de corrupção ativa e passiva, investigada pela Operação Boca de Lobo, uma das fases da Lava Jato.

Os desembargadores Simone Schreiber, Antonio Ivan Athié e Wanderley Sanan Dantas concordaram com o pedido da defesa e anularam a sentença condenatória da primeira instância, proferida pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. 

A decisão de Bretas – hoje afastado – condenava Pezão a quase 99 anos de cadeia por corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. 

A determinação do TRF-2 também anulou uma sentença contra Affonso Monnerat, secretário do governo Pezão que havia sido condenado a 24 anos de prisão por Bretas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar