CartaExpressa
STJD do Vôlei arquiva processo contra Wallace por publicação sobre tiros em Lula
‘A principio, não foi verificada nenhuma veiculação das atitudes dele com o esporte’, alega procurador-geral


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Vôlei arquivou o processo movido contra o jogador Wallace pela Advocacia-Geral da União e pela Confederação Brasileira de Vôlei. No mês passado, o atleta bolsonarista publicou nas redes sociais uma mensagem de violência contra o presidente Lula (PT).
“A principio, não foi verificada nenhuma veiculação das atitudes dele com o esporte. Estava fora do horário do trabalho, fora de competição. Não tinha uniforme que o ligava a clube ou patrocinador, não tinha nenhum vínculo com o esporte”, alegou o procurador-geral do STJD de Vôlei, Fábio Lira, em contato com o ge.
Em 30 de janeiro, Wallace postou fotos em um clube de tiro e abriu um espaço para seguidores enviarem perguntas. Um deles questionou se o jogador dispararia contra o petista. Como resposta, o atleta inaugurou uma enquete para saber se algum de seus fãs tomaria essa atitude.
No início de fevereiro, a AGU solicitou ao Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro a abertura de um processo disciplinar contra Wallce. A representação, também enviada à CBV, pede que sejam aplicadas as penalidades máximas previstas no Código de Ética dos Conselhos — multa no valor de 100 mil reais e banimento do esporte olímpico.
Em 31 de janeiro, o Sada Cruzeiro comunicou o afastamento por tempo indeterminado de Wallace.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro deve ficar nos EUA até meados de março
Por CartaCapital
Durante o governo Bolsonaro, FAB recusou fechar o espaço aéreo na TI Yanomami, diz site
Por André Lucena
Eduardo Bolsonaro é alvo de piada após divulgar calendário em homenagem ao pai
Por CartaCapital