CartaExpressa
STF tem 4 votos para tornar réus bolsonaristas denunciados pelo 8 de Janeiro
Os ministros podem se manifestar no plenário virtual até a próxima segunda-feira 24


A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, acompanhou o relator, Alexandre de Moraes, e votou para tornar réus denunciados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro.
Com a manifestação de Cármen, a Corte tem um placar de 4 a 0 para aceitar as denúncias contra 50 réus, alvos de um dos inquéritos. Na segunda ação em análise, a mirar outros 50 bolsonaristas, o voto da ministra ainda não foi registrado.
Antes, além de Moraes, votaram por tornar réus os 100 denunciados os ministros Dias Toffoli e Edson Fachin.
O julgamento ocorre no plenário virtual, no qual os magistrados depositam seus votos sem a necessidade de promover uma reunião presencial. A princípio, os ministros têm até a segunda-feira 24 para se manifestar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em meio a novas imagens, chefe do GSI apresenta atestado e falta em audiência sobre 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Quem é Gonçalves Dias, ex-ministro do GSI que apareceu em novas imagens do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
CPI do 8 de Janeiro é liderada por quem ‘passou pano’ para terrorismo, diz Padilha
Por CartaCapital