CartaExpressa
STF: Moraes vota para condenar mais 15 executores do 8 de janeiro
O julgamento dos 15 executores está previsto para ser encerrado no dia 20 de fevereiro


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, votou para condenar mais 15 pessoas apontadas como executores da tentativa de golpe do dia 8 de Janeiro. O ministro, que é o relator do caso, sugeriu penas que variam de 14 a 17 anos de prisão.
As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República, que acusa, individualmente, cada um dos 15 julgados pelos seguintes crimes:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- dano qualificado;
- golpe de Estado;
- deterioração do patrimônio tombado;
- e associação criminosa.
Até aqui, apenas Moraes inseriu o voto no plenário virtual, onde o caso começou a ser julgado nesta sexta-feira 9. O julgamento dos 15 executores está previsto para ser encerrado no dia 20 de fevereiro.
Há, neste momento, outro julgamento em andamento, que analisa o caso de outros 12 envolvidos na tentativa de golpe. Este caso foi iniciado na semana passada e deve ser encerrado nesta sexta-feira.
O STF já condenou, até este momento, 59 acusados pela PGR de terem envolvimento com os atos golpistas do 8 de Janeiro. As penas, nestes casos, que vão de 3 a 17 anos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As chances de Bolsonaro ser preso após a operação da PF, segundo especialistas
Por Leonardo Miazzo
‘Não percam a fé, é o que posso falar agora’, disse Braga Netto a bolsonaristas em meio a conspiração sobre golpe
Por CartaCapital
Decisão de Moraes contra tentativa de golpe pode ser histórica ‘se não cair no estrelismo’, diz Ciro
Por CartaCapital
‘Golpe fracassado’: operação que mira Bolsonaro e militares ganha repercussão internacional; confira
Por Camila da Silva
‘Cagão’: Braga Netto atacou comandante do Exército por não embarcar em golpe
Por CartaCapital