CartaExpressa

Sistemas do Ministério da Saúde saem do ar após suspeita de ataque cibernético

A expectativa é de que serviços como ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI sejam reestabelecidos ainda nesta terça-feira 17

Fachada do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Saúde retirou do ar os sistemas ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI, algumas das principais ferramentas da pasta, após uma suposta tentativa de acesso indevido.

Em nota, a Saúde afirmou que a ação foi identificada nesta segunda-feira 16 e que os sistemas foram retirados do ar para preservar as informações.

A pasta ainda ressaltou que nenhum dado armazenado foi perdido e que as plataformas passarão por uma “manutenção corretiva”.

A expectativa é de que as ferramentas voltem ao ar ainda nesta terça-feira 17. A Polícia Federal foi acionada para investigar a suposta tentativa de invasão.

Esta é a segunda vez em seis meses que os sistemas do Ministério da Saúde ficam indisponíveis. Em dezembro, um ataque hacker derrubou as plataformas, que apenas voltaram a funcionar 13 dias depois.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar