CartaExpressa

Sigilos de reuniões de Jair Renan em Brasília caem após decisão da Justiça

Agenda fornecerá informações que podem comprovar tráfico de influência cometido pelo filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução/ Redes sociais
Apoie Siga-nos no

O sigilo das reuniões que Jair Renan Bolsonaro, filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez em Brasília chegou ao fim após o governo do Distrito Federal não recorrer de uma decisão judicial. Ainda não há prazo oficial para a revelação do conteúdo dos encontros. As informações são do site UOL desta quarta-feira 1º.

Os encontros que o jovem manteve na Secretaria de Esportes e Lazer do DF podem confirmar as suspeitas de que ele cometeu tráfico de influência enquanto seu pai ocupava o cargo de presidente. Já há confirmação de que empresários bancaram a reforma do escritório da empresa de Jair Renan no Rio de Janeiro. A doação de um carro elétrico ao filho do ex-capitão também já foi revelada. A intenção agora é saber se as benesses resultaram em auxílios políticos de Jair Renan para alguns destes empresários.

O sigilo havia sido imposto durante a gestão de Bolsonaro por uma alegação de segurança. No ano passado, a Justiça havia solicitado as informações sobre as reuniões entre Jair Renan e a secretaria do DF, mas os itens não foram divulgados. O servidor Marivaldo de Castro Pereira então recorreu à Justiça alegando que o sigilo poderia beneficiar interesses particulares da empresa do filho de Bolsonaro. O pedido foi acatado em novembro em 2ª instância.

Após a decisão de novembro, o governo do DF recebeu um prazo para recorrer. Conforme mostra o UOL, o prazo terminou no dia 27 de fevereiro sem manifestação da administração da capital federal. Com isso, o caso transitou em julgado, ou seja, não cabem mais recursos e a Secretaria de Esportes e Lazer terá que revelar as informações sobre os encontros de Jair Renan em até 15 dias após ser intimada. Não há, porém, prazo definido para que ela seja solicitada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar