CartaExpressa

Senadores vão ao STF contra manobra da Câmara para enfraquecer a proteção da Mata Atlântica

Segundo parlamentares, a Casa agiu ’em absoluto menoscabo do devido processo legislativo’

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Um grupo de senadores acionou o Supremo Tribunal Federal para tentar reverter uma articulação da Câmara que levou ao enfraquecimento de regras de proteção da Mata Atlântica.

Na quarta-feira 24, os deputados rejeitaram as emendas aprovadas por senadores na medida provisória que altera a Lei da Mata Atlântica. O Senado havia decidido impugnar trechos da proposta considerados jabutis – ou seja, dispostivos estranhos à matéria original.

“A Câmara dos Deputados, em absoluto menoscabo do devido processo legislativo, retomou, indevidamente, dispositivos impugnados e reputados não escritos pelo Presidente do Congresso Nacional, por versarem sobre matéria destoante do escopo da medida provisória sob exame, com a consequente remessa do texto à Presidência da República para eventual sanção”, diz a ação protocolada no STF. A peça é assinada pelos senadores Alessandro Vieira (PSDB-SE), Eliziane Gama (PSD-MA), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Otto Alencar (PSD-BA).

Na quinta 25, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o presidente Lula (PT) deve vetar a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar