CartaExpressa
Senadores tentam revogar decreto de Lula que restringe o acesso a armas
As ações de contestação foram apresentadas por Marcos do Val (Podemos-ES) e Luiz Carlos Heinze (PP-RJ), via projetos de decreto legislativo


Senadores aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentam revogar o decreto editado pelo presidente Lula (PT) para reverter uma série de medidas que facilitavam o acesso a armas no País.
As ações de contestação foram apresentadas por Marcos do Val (Podemos-ES) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS), via projetos de decreto legislativo.
Do Val, relator do projeto de lei que regulamenta a posse de armas de fogo por caçadores, atiradores e colecionadores, critica o fato de o decreto de Lula exigir o recadastramento das armas na Polícia Federal em até 60 dias. Hoje, a atribuição é do Exército.
Em entrevista ao jornal O Globo, o parlamentar alegou não haver tempo hábil para o recadastramento e disse que a PF não tem estrutura para atender a demanda, motivo pelo qual podem surgir diversas ações na Justiça. “Ele está condenando todo brasileiro que segue a lei a se tornar um criminoso com essa regra”, afirmou do Val, que ainda disse tentar contato com o ministro da Justiça, Flavio Dino.
Heinze, por sua vez, argumenta que a medida de Lula viola os direitos dos cidadãos brasileiros. Ele já havia anunciado nas redes sociais, em 2 de janeiro, que protocolaria o PDL.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Empresário de Jair Renan Bolsonaro é preso por fraude na compra de armas
Por CartaCapital
Indígena bolsonarista preso no DF pede perdão a Lula e Moraes e diz ter errado ao atacar urnas
Por CartaCapital
Os sigilos de Bolsonaro que estão na mira do governo Lula
Por CartaCapital
Governo Lula expressa ‘preocupação’ após secretário de Tarcísio anunciar revisão do uso de câmeras pela PM
Por CartaCapital