CartaExpressa
Senado agenda debate com Haddad e Campos Neto sobre taxa de juros
A sessão ocorreria nesta semana, mas foi desmarcada; a Selic está no centro das críticas do governo Lula ao Banco Central


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que o debate temático sobre juros, inflação e crescimento econômico acontecerá em 27 de abril. A sessão, originalmente prevista para a última terça-feira 4, foi adiada por causa da Semana Santa.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) são alguns dos convidados da audiência. Além deles, ainda devem participar:
- o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga;
- o diretor-presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Rodrigo Maia;
- e o presidente da Federação Brasileira de Bancos, Isaac Sidney Menezes Ferreira.
O pedido para realização da sessão temática partiu do próprio Pacheco e do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. O destaque da pauta será a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano.
A realização da audiência acontece em meio à escalada de críticas à condução da política monetária. No início da semana, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) reforçou a ofensiva do governo Lula.
“Já passou da hora [de reduzir juros]. Não tem razão para termos a maior taxa de juros do mundo. É difícil de entender. Em 2020, a taxa de juros era 2%. Hoje, 13,75%. Não tem justificativa“, disse Alckmin. A declaração foi concedida durante o lançamento do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, em Brasília.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Lula dispensa corregedor-geral da PRF em meio a investigação sobre blitze no 2º turno
Por CartaCapital
Governo vai criar grupo de trabalho para combate à violência nas escolas
Por Getulio Xavier