CartaExpressa
Roberto Jefferson apresenta confusão mental e desnutrição, diz novo laudo médico revelado por revista
O laudo médico do Hospital do Rio, onde o ex-deputado está internado, mostra um quadro de graves problemas de saúde físicos e mentais


O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) está internado há mais de um mês no Hospital do Rio de Janeiro com graves problemas de saúde, aponta um novo laudo médico obtido e revelado pela revista Veja nesta sexta-feira 7.
Jefferson está preso preventivamente desde outubro do ano passado para a investigação de crimes de tentativa de homicídio, divulgação de fake news, crimes contra a honra, posse de armas, racismo e homofobia.
No período, ele perdeu a prisão domiciliar por reiterados descumprimentos às medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal. No momento da nova prisão, atacou os agentes da Polícia Federal com fuzil e granadas.
Em junho deste ano a equipe penitenciária o encaminhou para um hospital com um quadro de apatia, insônia, distúrbio depressivo, inapetência e súbita perda de peso, esta última sem motivo aparente.
As alucinações descritas no laudo revelado pela revista nesta sexta, porém, começaram depois que o ex-parlamentar caiu na cela e sofreu traumatismo craniano.
“Roberto Jefferson não levanta mais da cama, chora a todo instante e tem alucinações“, disseram os médicos no relatório, elaborado no último dia 29.
Em relação ao quadro de saúde, Jefferson, que tem 70 anos, já teve câncer no pâncreas, tireóide e cólon.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Roberto Jefferson comprou armas enquanto cumpria prisão domiciliar, diz jornal
Por CartaCapital
Moraes manda a PGR se manifestar sobre transferência de Roberto Jefferson do hospital
Por CartaCapital
Javier Milei, deputado da extrema-direita da Argentina, é investigado por venda de candidaturas
Por André Lucena
França: greve de jornalistas contra diretor ligado à extrema-direita impede publicação de jornal pela 3ª semana
Por RFI