CartaExpressa

Regulamentação da tributária será enviada ao Congresso esta semana, diz Padilha

Para que a reforma comece a valer, de fato, ao menos 71 dispositivos da proposta precisam de regulamentação

Regulamentação da tributária será enviada ao Congresso esta semana, diz Padilha
Regulamentação da tributária será enviada ao Congresso esta semana, diz Padilha
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo deve enviar ao Congresso ainda nesta semana a regulamentação da reforma tributária, segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).

“Tenho posição muito otimista que presidentes do Senado e da Câmara, que encerram seus mandatos em fevereiro, vão querer deixar legado importante a conclusão da regulamentação da reforma tributária”, disse.

Padilha afirmou esperar que o Congresso dê o sinal verde para o texto até o início do ano que vem. As declarações foram nesta segunda-feira 22 em entrevista à CNN Brasil.

No final do ano passado, o presidente Lula (PT) promulgou a reforma tributária, que foi aprovada no Congresso depois de décadas de debate no país. Por meio de uma emenda constitucional, vários tributos no País serão unificados.

A reforma também cria o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que seguirá um modelo dual. Ou seja, uma parte da administração ficará a cargo da União, enquanto outra caberá a estados e municípios.

Para que a reforma comece a valer, de fato, ao menos 71 dispositivos da proposta precisam de regulamentação. Entre eles, está o que vai determinar quais itens da cesta básica terão imposto zerado. O cashback para as contas de energia e para o gás de cozinha também precisam de regulamentação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo