CartaExpressa
Rede vai ao STF para obrigar Bolsonaro a provar ‘fraude’ nas eleições
O presidente insiste na divulgação de fake news; em live nesta semana, alegou que Aécio venceu Dilma em 2014


A Rede Sustentabilidade apresentou ao Supremo Tribunal Federal um mandado de segurança para que o presidente Jair Bolsonaro seja obrigado a provar, em até dez dias, suas alegações de que houve ‘fraude’ em eleições recentes.
“O interesse público da medida decorre de modo cristalino da necessidade de resguardar a higidez do sistema eleitoral brasileiro. Ou há fraudes a serem investigadas, ou há uma disseminação massiva de notícias falsas com arroubos autocráticos de poder”, diz trecho da ação do partido.
Em transmissão ao vivo nas redes sociais na última quinta-feira 17, Bolsonaro voltou a divulgar fake news sobre eleições. “As informações que nós tivemos aqui, talvez a gente venha disponibilizar um dia, né, é que em 2014 o Aécio ganhou as eleições”, declarou. “Em 2018, eu ganhei em 1º turno.” Ele não apresentou evidências para justificar as insinuações.
Horas antes, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, já havia afirmado que “se o presidente da República ou qualquer pessoa tiver alguma prova de fraude, tem o dever cívico de entregá-la ao TSE”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Europa registra atos contra Bolsonaro neste sábado; confira imagens
Por CartaCapital
Só um golpe pode salvar Bolsonaro, e ele pode ser dado de duas maneiras
Por Marcos Coimbra
Em tom eleitoral, Bolsonaro ataca a CPI, exalta os militares e volta a mentir sobre remédios
Por CartaCapital