CartaExpressa

PSOL acionará o STF contra a autonomia do Banco Central

‘É um atentado à soberania popular’, afirma o deputado Ivan Valente

O deputado federal Ivan Valente também encaminhou ofícios ao governo cobrando explicações sobre a compra do programa espião (PSOL-SP). Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Vice-líder do PSOL na Câmara, o deputado Ivan Valente (SP) confirmou a CartaCapital nesta quarta-feira 10 que o partido acionará o Supremo Tribunal Federal para barrar o projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central, aprovado pela Casa por 339 votos a 114.

Segundo Valente, a sigla aguardará a sanção do presidente Jair Bolsonaro e protocolará no STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. A ideia inicial é de que o recurso não seja apresentado apenas pelo PSOL, mas pelo conjunto da oposição ao governo federal.

Na avaliação do deputado, o projeto aprovado carrega “vício de iniciativa” e é um “atentado à soberania popular e ao princípio democrático”.

O texto havia sido aprovado pelo Senado Federal em novembro do ano passado. Após análise de destaques, pode ir a sanção presidencial ou voltar aos senadores em caso de alterações na Câmara.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar