CartaExpressa
PSOL acionará o STF contra a autonomia do Banco Central
‘É um atentado à soberania popular’, afirma o deputado Ivan Valente
Vice-líder do PSOL na Câmara, o deputado Ivan Valente (SP) confirmou a CartaCapital nesta quarta-feira 10 que o partido acionará o Supremo Tribunal Federal para barrar o projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central, aprovado pela Casa por 339 votos a 114.
Segundo Valente, a sigla aguardará a sanção do presidente Jair Bolsonaro e protocolará no STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. A ideia inicial é de que o recurso não seja apresentado apenas pelo PSOL, mas pelo conjunto da oposição ao governo federal.
Na avaliação do deputado, o projeto aprovado carrega “vício de iniciativa” e é um “atentado à soberania popular e ao princípio democrático”.
O texto havia sido aprovado pelo Senado Federal em novembro do ano passado. Após análise de destaques, pode ir a sanção presidencial ou voltar aos senadores em caso de alterações na Câmara.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


