CartaExpressa,Política

Prefeito de Nova York envia a Bolsonaro lista de postos de vacinação contra a Covid

Prefeito de Nova York envia a Bolsonaro lista de postos de vacinação contra a Covid

O presidente Jair Bolsonaro em Nova York. Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro em Nova York. Foto: Alan Santos/PR

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, marcou o presidente Jair Bolsonaro em uma publicação nas redes sociais que informava todos os locais de vacinação contra a Covid-19.

Bolsonaro, que está na cidade para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas, é o único líder entre as principais economias do mundo a dizer publicamente que não se vacinou.

O ex-capitão chegou a Nova York no domingo 19 acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, de um de seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e dos ministros Gilson Machado (Turismo), Marcelo Queiroga (Saúde) e Augusto Heleno (Secretaria-Geral).

 

 

Mais cedo, em pronunciamento divulgado na internet, Bill de Blasio disse a Bolsonaro que ele “nem precisa vir” à cidade caso não queira se vacinar.

“Com os protocolos em vigor, precisamos enviar uma mensagem a todos os líderes mundiais, principalmente Bolsonaro, do Brasil: se você pretende vir aqui, você precisa estar vacinado”, disse. “Se você não quer se vacinar, nem precisa vir”.

O prefeito nova-iorquino ainda afirmou que “todos precisam estar em segurança e juntos, e isso significa que todos precisam ser vacinados”.

Sem a vacina, Bolsonaro está impedido, por exemplo, de circular pela área interna de restaurantes em Nova York. Nesta segunda, ele almoçou em uma churrascaria brasileira que se dispôs a preparar uma espécie de ‘puxadinho’, com mesas ao ar livre e cercadas por tapumes pretos.

É a segunda vez que Bolsonaro come nas ruas de Nova York. Na noite do domingo 19, ele foi a uma pizzaria sem mesas internas e consumiu o pedido na entrada do local.

Além de se recusar a receber uma vacina, Bolsonaro continua a disseminar fake news sobre os imunizantes e a sugerir, sem provas, ter imunidade superior à de vacinados.

Assista ao vídeo divulgado por Bill de Blasio nesta segunda (em 16:35, o recado a Bolsonaro, em inglês):

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem