CartaExpressa
Plataformas de e-commerce decidem antecipar taxação de compras internacionais
Conforme a regra aprovada pelo Congresso, o imposto de 20% sobre as compras de até 50 dólares só entraria em vigor em 1º de agosto


AliExpress e Shopee optaram por antecipar a taxação das compras internacionais de até 50 dólares para o próximo sábado 27. A decisão das empresas de e-commerce decorre da alegação de que seria necessário “realizar ajustes nas declarações de importações” para seguir as novas regras.
O consumidor poderá conferir a taxação no momento de finalizar a transação, como ocorre atualmente. Conforme a regra aprovada pelo Congresso Nacional em junho, o imposto de 20% sobre as compras só entraria em vigor em 1º de agosto.
Segundo as empresas, contudo, “compras feitas até dois ou três dias antes dessa data poderão ser tributadas com o novo imposto de importação”, já que existe um intervalo entre o momento da compra e a declaração de importação à Receita Federal. O prazo para emissão do documento varia a depender da plataforma.
No caso de produtos com preços entre 50 e 3 mil dólares, a taxação será de 60%, com uma dedução fixa de 20 dólares no valor total do tributo. Além disso, incidirá sobre as compras o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, estadual, com alíquota de 17% sobre o valor final.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em nova agenda em São Paulo, Lula anuncia investimentos do Novo PAC na UFSCar
Por CartaCapital
Um terço dos vendedores brasileiros da Shopee começaram a vender online no app
Por Allan Ravagnani