CartaExpressa

Os índices de aprovação do governo Lula, segundo pesquisa Ipespe/Febraban

O levantamento também mediu o otimismo da população sobre os próximos meses

O presidente Lula. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governo Lula (PT) é classificado como bom ou ótimo por 40% dos brasileiros, aponta uma pesquisa Ipespe/Febraban divulgada nesta terça-feira 28. 28% dizem que a gestão é ruim ou é péssima, enquanto 27% a veem como regular e 5% não responderam.

51% dizem aprovar o governo, ante 36% que o desaprovam e 13% que não responderam. A aprovação, conforme o levantamento, é mais expressiva entre os jovens de 18 a 24 anos (58%).

A pesquisa ainda mostra que 49% dos brasileiros acreditam que o governo Lula será bom ou ótimo no restante de 2023, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a dezembro. Para 25% (eram 31%), ele será ruim ou péssimo e para 21% (eram 16%) será regular.

Ipespe/Febraban também capturou uma dimensão pessoal e familiar. 73% dos brasileiros acreditam que a vida vai melhorar em 2023 (eram 74% em dezembro). O otimismo se mantém acima de 60% em todos os recortes sociodemográficos.

55% apostam, por fim, que o Brasil vai melhorar neste ano, uma oscilação negativa de 2 pontos em relação a dezembro.

O instituto entrevistou 2.000 pessoas de todas as regiões do País entre 4 e 14 de fevereiro. A margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança de 95,5%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar