CartaExpressa
Os 3 principais eixos da nova presidência do STF, segundo Barroso
O ministro assumiu o lugar deixado por Rosa Weber, que se aposentará da Corte


O ministro Luís Roberto Barroso afirmou que seu mandato na presidência do Supremo Tribunal Federal, iniciado nesta quinta-feira 28, terá três eixos principais.
Barroso assumiu o lugar deixado por Rosa Weber, que se aposentará da Corte. Ela completa 75 anos na próxima segunda-feira 2 e atinge a idade-limite para atuação na magistratura.
Segundo o novo presidente do STF, sua gestão terá como bases:
- Conteúdo: “aumentar a eficiência da Justiça, avançar a pauta dos direitos fundamentais e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil”;
- Comunicação: “melhorando a interlocução com a sociedade, expondo em linguagem simples o nosso papel, explicando didaticamente as decisões, desfazendo mal-entendidos”; e
- Relacionamento: “Judiciário deve ser imparcial, mas não isolado da sociedade. Precisamos estar abertos, com olhos de ver e ouvidos de ouvir o sentimento social”.
Cerca de 1,2 mil convidados participaram da cerimônia de posse de Barroso, incluindo os três favoritos a ocupar a vaga de Rosa:
- Flávio Dino, ministro da Justiça;
- Jorge Messias, advogado-geral da União; e
- Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF sobreviveu ao populismo autoritário e à tentativa de interferir nas urnas, diz Gilmar na posse de Barroso
Por Wendal Carmo
Barroso diz que a democracia venceu e pede o fim de ‘antagonismos artificiais’
Por CartaCapital
Em meio a incerteza sobre sucessão de Rosa, Barroso é aplaudido ao pedir mais mulheres no Judiciário
Por CartaCapital